Linhas de pesquisa

Área de Concentração: Doenças Infecciosas e Parasitárias

Esta área abrange o estudo de aspectos fisiopatológicos, epidemiológicos, diagnósticos, terapêuticos e prognósticos de doenças infecciosas e parasitárias, com ênfase nas doenças tropicais mais prevalentes, ou (re)emergentes, na região do Cariri. Abrange, ainda, a investigação da relação de patógenos oncogênicos com diversos tipos de neoplasias, sobretudo aquelas de maior morbimortalidade no país e, mais especificamente, no nordeste brasileiro. De modo geral, visando entender a dinâmica dos mecanismos básicos e complexos destas interações parasito – hospedeiro.

Área de concentração Linhas de Pesquisa Descrição
Doenças Infecciosas e Parasitárias (1) Doenças Tropicais e Emergentes Linha de pesquisa voltada à epidemiologia, fisiopatologia, controle e tratamento das Leishmanioses, da Doença de Chagas, arboviroses (zika, dengue, chikungunya, febre amarela) e outras doenças, sobretudo emergentes; fenotipagem e genotipagem de cepas isoladas; estudo entomológico, para determinação do perfil de distribuição vetorial na região; estudo com larvicidas e inseticidas.
(2) Microrganismos oncogênicos Linha de pesquisa baseada no estudo do papel de microrganismos, tais com o Papilomavírus Humano (HPV), Vírus Epstein-Barr (EBV) e Helicobacter pylori, no desenvolvimento de neoplasias em diversos sítios anatômicos, avaliando o nível de associação, mecanismos moleculares envolvidos, marcadores tumorais, diagnóstico molecular, terapêutica, prognóstico e aspectos epidemiológicos.
(3) Bioquímica e Farmacologia nas Doenças infecciosas Etnofarmacologia relacionada às doenças infecciosas e parasitárias; Avaliação da atividade antimicrobiana de produtos naturais e sintéticos; Bioquímica das células hospedeiras.