Histórico

Histórico
O presente programa de pós-graduação começou a ser formatado ao longo do ano de 2013, quando os docentes que o compõe, muitos dos quais haviam ingressado recentemente à instituição ou retornavam de seus doutoramentos, estabeleceram as primeiras cooperações em pesquisas. O passo seguinte incluiu o desenho de uma apresentação de proposta de curso novo (APCN) de mestrado acadêmico. Destaca-se o papel determinante do Prof. Cláudio Gleidiston Lima da Silva na condução dos trabalhos, desde a elaboração da proposta, aprovações internas até a submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O programa foi instituído através da resolução Nº21, de 27 de junho de 2014, do então Conselho Superior (CONSUP) da Universidade Federal do Cariri. Inicialmente denominado “Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biomédica do Cariri”. Posteriormente, o programa foi reestruturado, seguindo recomendações de pareceres do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da área de medicina II da CAPES, mediante a Resolução CONSUP Nº26/2016, de 31 de março de 2016. Atualmente, é denominado “Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Resolução N° 56/CONSUNI, DE 09 de Julho de 2019).

A APCN foi recomendada pelo CTC-ES/CAPES, em sua 179ª Reunião, realizada de 26 a 28 de setembro de 2018. Posteriormente, a homologação do curso, mediante a PORTARIA Nº 486 do Ministério da Educação, foi publicada na edição do dia 18 de maio de 2020 do D.O.U. (Edição: 93 | Seção: 1 | Página: 409).